🌍 Regras sobre redes sociais para entrar nos EUA no governo Trump
Pensando em viajar para os Estados Unidos? É bom saber que o governo Trump ampliou — e endureceu — a verificação de redes sociais para quem busca entrar no país, seja como turista, estudante ou viajante em geral. 😬
Sumário
📱 O que mudou?
- O Consulado dos EUA diz que a regra vale apenas para estudantes mas especialistas afirmam que, na prática, qualquer pessoa que busca entrar no país pode ser alvo da checagem, incluindo turistas.
- Solicitantes devem fornecer todas as contas usadas nos últimos 5 anos, além de tornar os perfis públicos quando requisitado.
🗣️ Por que isso acontece?
- A medida é parte de um esforço do governo Trump para monitorar expressões políticas, críticas ou declarações que possam ser interpretadas como ameaça à segurança nacional.
- A advogada Priscila Caneparo explica que o objetivo é rastrear comentários ou postagens contrárias ao governo americano.
😳 Casos emblemáticos
- O turista norueguês Mikkelsen foi barrado nos EUA depois que um meme do vice-presidente J.D. Vance foi identificado no celular dele. Ele chegou a receber uma ameaça de multa ou prisão se não entregasse a senha do aparelho.
- Ao mesmo tempo, estudantes estrangeiros relatam estar segurando o fôlego: muitos vêm apagando contas, deletando postagens e até desativando perfis por receio de prejudicar seus vistos. A pressão no processo está alta.
✅ Dicas se for viajar ou tentar visto:
- Apague ou restrinja conteúdos controversos antes da viagem.
- Evite ativismo político online próximo à data da viagem.
- Esteja preparado para possíveis atrasos ou entrevistas mais rigorosas.
- Use senhas fortes, evite carregar dados sensíveis — e, se possível, viaje com um dispositivo “limpo”.
📌 Fonte: Gabriela Piva, “Conheça as regras sobre redes sociais para entrar nos EUA no governo Trump”, CNN Viagem & Gastronomia, 3–4 de julho de 2025.